CATEDRAL SANTA TERESA

Notícias

Catequese
11/04/2024

Pais e familiares dos catequizandos da Catedral Diocesana participam de encontros de início de ano

Na terça-feira, 09 de abril, o encontro foi com as famílias da Eucaristia 1, ou seja, a primeira etapa; a segunda noite, quinta-feira, 10 de abril, teve a presença dos pais das etapas da Eucaristia 2, Crisma 1 e Crisma 2

Pais e familiares dos catequizandos da Catedral Diocesana participam de encontros de início de ano

A coordenação de Catequese da Catedral Diocesana de Caxias do Sul - Paróquia Santa Teresa D'Ávila organizou, na noite da terça e da quarta-feira, 09 e 10 de abril, encontros com os pais e familiares dos catequizandos da Igreja-mãe da Diocese.O primeiro momento foi com as famílias da Eucaristia 1, ou seja, a primeira etapa. Na oportunidade, a temática abordada tratou os pilares da organização catequética, além dos avisos gerais para o bom andamento do ano.

A segunda noite, quinta-feira, 10 de abril, teve a presença dos pais das etapas da Eucaristia 2, Crisma 1 e Crisma 2. O pároco, padre Volnei Vanassi, participou de ambos os encontros. Ele acolheu a todos com boas-vindas e ressaltou a importância do processo de transmissão da fé. 

Aos familiares dos catequizandos que já estão no caminho de Iniciação à Vids Cristã, padre Volnei explanou alguns pontos básicos do itinerário de fé da Igreja Católica. Entre eles, que pelo Batismo todos se tornam membros da comunidade de Jesus, da Igreja. Jesus, nascido com a natureza humana, nos revelou que Deus é Trindade: Pai, Filho e Espírito Santo; um só Deus em três pessoas, e três pessoas em um só Deus. Deus se fez comunidade e convida a participar da comunidade em torno dos ensinamentos de Jesus.

O pároco pontuou que a Igreja é uma grande família: uma comunidade que vivência a fé alicerçada nos ensinamentos de Jesus. Ao falar ca Catequese recordou que ela exige o compromisso com a fé cristã, católica. A Catequese trabalha o conteúdo da fé e a espiritualidade cristã para firmar a identidade cristã, católica dos filhos da Igreja. Ele concluiu recordando a figura do Beato Carlo Acutis, jovem italiano que faleceu em virtude de pela leucemia, em 2006, com 15 anos, e está em processo de canonização. É considerado o padroeiro da internet, por usar as redes sociais para tornar conhecida a Eucaristia e seus efeitos na fé do povo de Deus. 

A coordenadora da Catequese na Catedral, Juliana Andrighetti, por sua vez, enfatizou a importância de todos prezarem e se esforçarem em atender aos compromissos da catequese: pontualidade, presença nos encontros e celebrações, realização das tarefas propostas. A caminhada da fé é importante na vida daqueles que querem viver como católicos na Igreja e na sociedade. Além disso, foram tratadas questões práticas para o bom andamento da Catequese ao longo do ano.

Catedral Santa Teresa

Outras Notícias