CATEDRAL SANTA TERESA

Notícias

Diocese de Caxias do Sul
04/07/2022

Missa na Catedral Diocesana de Caxias do Sul conclui fase local do Sínodo dos Bispos 2021-2023

Celebração contou com a entrega do documento ao bispo diocesano, Dom José Gislon, que fará o envio à CNBB e também a apresentação do cronograma de trabalho da Equipe Diocesana, desde outubro de 2021

Missa na Catedral Diocesana de Caxias do Sul conclui fase local do Sínodo dos Bispos 2021-2023

A Solenidade de São Pedro e São Paulo de 2022, celebrada no Brasil em 03 de julho, marcou o encerramento da fase local do Sínodo dos Bispos 2021-2023 na Diocese de Caxias do Sul. Uma Missa, na Catedral Diocesana Santa Teresa D'Ávila, presidida pelo bispo diocesano, Dom José Gislon, contou com a presença da Coordenação do Conselho Diocesano de Leigos e Leigas e do coordenador diocesano de Pastoral, padre Paulo César Nodari, que realizaram o trabalho de dinamização e síntese.

Iniciada em 17 de outubro de 2021, no Santuário Diocesano de Nossa Senhora de Caravaggio, a fase local do Sínodo dos Bispos 2021-2023 foi concluída com a a entrega do documento final a Dom José Gislon, que fará o encaminhamento à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), responsável por reunir as sínteses de todas as dioceses brasileiras e enviar à etapa continental.

Ao final da Missa, a coordenadora do Conselho de Leigos e Leigas, Lisiane de Souza, fez a apresentação do cronograma de trabalho da Equipe Diocesana do Sínodo desde outubro de 2021, com diversas ações de formação, escuta, compilação das respostas, publicação da síntese prévia, abertura de período de escuta complementar e a finalização do documento entregue ao bispo. "Um agradecimento a todos, porque a junção destas ideias e a visão mais completa da Diocese se deu porque as pessoas participaram desse processo de escuta. E, ao entregar esta síntese, também fica nosso desejo de que nossa Diocese seja cada vez mais, em todos os cantos, uma Igreja sinodal, como o Papa Francisco nos pede", salientou.

O documento, de 10 páginas, aborda os principais aspectos pontuados pelos leigos, leigas, lideranças eclesiais, sociais, políticas e culturais. Também compõem o rol das representações e reflexões as respostas vindas por parte do bispo diocesano, dos sacerdotes, dos religiosos e religiosas que atuam nas paróquias, pastorais, movimentos da Diocese de Caxias do Sul, totalizando 5 mil pessoas alcançadas.

O Sínodo terá seu ponto alto em outubro de 2023, com o tema “Por uma Igreja Sinodal: comunhão, participação e missão”. Antes de abençoar os fiéis, Dom José Gislon teceu novo agradecimento público à Equipe Diocesana do Sínodo. "Quero manifestar a minha gratidão, mais uma vez, publicamente ao padre Paulo, coordenador de Pastoral, e ao Conselho de Leigos, que abraçou este trabalho tão bonito, com tanto amor e com tanta paixão pela causa do Reino. Quero agradecer também o Conselho Diocesano de Pastoral e por todos aqueles e aquelas que, nas 983 comunidades da Diocese de Caxias do Sul, trabalham e servem ao Senhor servindo a comunidade de fé", finalizou.

O termo “sínodo” deriva do grego “sýnodos”, que significa “reunião”. O termo é composto pelo prefixo “syn” (junto com/junto de/junto a) e pelo substantivo “hodós” (caminho). O verbo grego synodéo significa “fazer um caminho com alguém”. Sínodo, portanto é "caminhar juntos" e este Sínodo quer ouvir toda a Igreja e a sociedade.

Na fase diocesana foram respondidos formulários com a seguinte questão fundamental: uma Igreja sinodal, ao anunciar o Evangelho, “caminha em conjunto”. Como é que este “caminho em conjunto” está acontecendo na nossa Igreja local? Que passos é que o Espírito nos convida a dar para crescermos no nosso “caminhar juntos”?.

"Foi uma tentativa de chegarmos tanto quanto possível a todas as pessoas, em todos os ambientes, não só na Comunidade-Igreja, mas também no diálogo com a sociedade. Juntos, fizemos um belíssimo trabalho de escuta de tantas respostas", finalizou o coordenador de Pastoral, padre Paulo César Nodari.

Catedral Santa Teresa

Outras Notícias