CATEDRAL SANTA TERESA

Notícias

01/02/2025

Celebramos a vida de fé como “Peregrinos da Esperança”

"Os filhos são dom de Deus, por isso os pais também são convidados a apresentá-los ao Senhor, para que possam receber o Sacramento do Batismo e renascerem para a vida como filhos de Deus"

Celebramos a vida de fé como “Peregrinos da Esperança”

Estimados irmãos e irmãs em Cristo Jesus! Neste dia em que celebramos a festa litúrgica da Apresentação do Senhor, nos unimos em oração com toda a Igreja recordando também o 29º Dia Mundial da Vida Consagrada. É uma oportunidade para expressarmos a nossa gratidão a Deus pela “Vida Consagrada”, que através dos carismas, que são dons do Espírito Santo, assume o compromisso de estar a serviço do Evangelho na Igreja, povo de Deus a caminho. Graças a vida de oração e doação, a “Vida Consagrada”, mesmo com todos os desafios do momento histórico em que vivemos, continua sendo uma chama de esperança, de amor, de paz e de justiça no coração da humanidade.

Na Festa da Apresentação do Senhor nos é apresentado novamente o menino Jesus e também nós somos convidados a acolhê-lo nos braços e no coração, como fizeram Simeão e Ana, que representam os pobres de Israel, os quais permaneceram fiéis ao Deus de Abraão e assim puderam perceber a voz do Espírito Santo e contemplar o Messias prometido por Deus e anunciado pelos profetas ao longo dos séculos.

Maria e José, pais amorosos e tementes a Deus, sabem que o Filho que levam nos braços não é deles; Deus o confiou aos seus cuidados, mas ele permanece de Deus. Seguindo os preceitos da Lei de Moisés, levam a criança ao Templo para apresentá-la a Deus junto com o sacrifício condizente com sua realidade social. Para o velho Simeão o momento foi de grande alegria porque pode ver cumprida a promessa do Espirito Santo, de que ele não morreria antes de ver o Messias. Simeão, tomando o menino nos braços, bendisse a Deus; viu cumprida a promessa e pode contemplar a Luz enviada ao mundo para iluminar as nações. Mas também ele faz uma profecia a Maria: “Quanto a ti, uma espada te transpassará a alma”.

Maria e José assumiram a missão e a responsabilidade de pais, cuidaram e preparam Jesus para a missão extraordinária a que tinha sido destinado. Eles são um modelo para todos os pais, aos quais Deus confia os filhos. Os filhos são dom de Deus, por isso os pais também são convidados a apresentá-los ao Senhor, para que possam receber o Sacramento do Batismo e renascerem para a vida como filhos de Deus.

Jesus, nosso Senhor e Redentor, partilhou em tudo a nossa condição humana, feita de alegria e dor, desilusão e esperança, interrogações e tentações, de dias de luz e de momentos de trevas. Através da oração, venceu as provações e conseguiu manter-se fiel à vontade do Pai. Por isso, ele pode entender as nossas fragilidades, nos estender a mão e nos acompanhar, quando estamos em dificuldades. Simeão e Ana nos dão um belo testemunho de fidelidade a Deus, porque se deixam guiar pela voz do Espírito. Dessa forma, sabem discernir entre as falsas luzes que brilhavam no mundo, a luz da verdadeira estrela: Jesus Cristo, o Filho de Deus.

 

+ Dom José Gislon, OFMCap.
Bispo Diocesano de Caxias do Sul

Catedral Santa Teresa

Outras Notícias