Dom José Gislon preside a Vigília Pascal na Catedral de Caxias, com a bênção do fogo e o acendimento do Círio Pascal
A Missa foi concelebrada pelo pároco da Catedral, padre Volnei Junior Vanassi; durante a celebração também aconteceu a bênção da água e a renovação das promessas batismais
A conclusão do Tríduo Pascal, na Catedral Diocesana de Caxias do Sul - Paróquia Santa Teresa D'Ávila, reuniu centenas de fiéis na noite deste Sábado Santo, 19 de abril. A celebração da Vigília Pascal, presidida pelo bispo diocesano, Dom José Gislon iniciou às 19h, na porta da Igreja-Mãe da Diocese, no centro da cidade, com a bênção do fogo novo do qual foi aceso o Círio Pascal, vela que representa o Ressuscitado e vai acompanhar todas as Missas até os dias 07 e 08 de junho.
Logo depois foi proclamada a Páscoa com o canto do Exultet, seguido da Liturgia da Palavra. Após o Evangelho e a homilia aconteceu a bênção da água, a renovação das promessas do Batismo e a aspersão sobre os fiéis. Com a Liturgia Eucarística, o povo de Deus deu graças ao Senhor por esta Páscoa. A Missa foi concelebrada pelo pároco da Catedral, padre Volnei Junior Vanassi, tendo como cerimoniário o padre Tiago Camozzato.
A Vigília foi concluída com a bênção solene da Páscoa. Em sua homilia, Dom José recordou que a fé da Igreja, que caminha há quase dois mil anos, permanece a mesma: Cristo vive e caminha com o seu povo que segue rumo à casa do Pai. “Somente o amor pelo Senhor permite aos discípulos entenderem que, realmente, Ele ressuscitou. Se a nossa vida cristã se nutre do Evangelho, então podemos continuamente reviver as palavras e redescobrir nos acontecimentos de cada dia, a ressurreição de Jesus. É neste momento da nossa história que somos chamados a dar testemunho de nossa fé no Ressuscitado”.