A relação da Igreja com o mundo foi a temática que norteou a terceira noite da Semana Teológica de Caxias do Sul 2025
O frei Luís Carlos Susin revisitou a constituição pastoral Gaudium et Spes, recordando das alegrias e esperanças, as tristezas e dores do mundo contemporâneo e a presença da Igreja como sinal de salvação em meio à humanidade
A terceira noite da Semana Teológica de Caxias do Sul 2025, promovida pela Escola de Teologia e Bíblia da Região Pastoral de Caxias do Sul abordou a temática "Gaudium et Spes: onde a Igreja encontra o mundo?". Cerca de 200 pessoas acompanharam a conferência do capuchinho frei Luís Carlos Susin, no auditório do Colégio São José, na quarta-feira, 10 de setembro.
Antes da palestra, no entanto, aconteceu um momento importante para as comunidades eclesial e acadêmica de Caxias do Sul e região. A Universidade de Caxias do Sul (UCS) fez o lançamento oficial do curso superior de Teologia. O bacharelado deve iniciar as aulas em 2026 e tem a chancela da Diocese de Caxias do Sul que colabora com a organização do currículo e do corpo docente.
O bispo de Caxias do Sul e presidente da Fundação Universidade de Caxias do Sul (FUCS), Dom José Gislon, fez uso da palavra salientando a importância da formação permanente dos religiosos, leigos e leigas para uma participação eclesial mais ativa. Já o reitor da UCS, professor Gelson Rech, fez questão de destacar a importância da Igreja diocesana para a constituição da Universidade e o passo dado pela instituição e pela Diocese com o lançamento do curso de Teologia. "Muitos cursos foram criados e parece-nos que faltava também esse olhar teológico, esse olhar da ciência, da fé. E a importância, na medida que as pessoas têm uma formação mais aprofundada sobre a fé, com certeza também a vida em sociedade. Formar pessoas críticas, autônomas, cidadãs, também é um papel do curso de Teologia".
Depois, na conferência, o frei Luís Carlos Susin revisitou a constituição pastoral Gaudium et Spes, recordando das alegrias e esperanças, as tristezas e dores do mundo contemporâneo e a presença da Igreja como sinal de salvação em meio à humanidade. "A Igreja encontra o mundo no diálogo com os diferentes segmentos da sociedade, com a universidade, com a área da economia, com a área da política, com a área da educação, com a cultura, a arte e, sobretudo, com os mais pobres e aqueles que sofrem, porque é assim que o documento começa. As angústias e as alegrias do mundo de hoje, sobretudo dos pobres e dos que sofrem, são e devem ser também da Igreja".
A Semana Teológica ocorre até quinta-feira, dia 11 de setembro, sempre às 19h30min, no auditório do Colégio São José, localizado na rua Os Dezoito do Forte, 1870, no centro da cidade. A programação proposta apresenta reflexões a partir da temática geral "Concílio Vaticano II - 60 anos: e agora?" e aborda os legados desse grande acontecimento na História da Igreja, realizado de 1962 a 1965.
LEIA MAIS:
Próximo encontro:
11 de setembro | Quinta-feira
- Dei Verbum: como o Concílio Vaticano II transformou a leitura da fé?
Conferencista: Pe. Cassio Murilo Dias da Silva | Exegeta formado pelo Pontifício Instituto Bíblico
Para participar da formação, o valor é de R$ 15,00 e as inscrições podem ser feitas CLICANDO AQUI.