CATEDRAL SANTA TERESA

Comunidade de comunidades

A paróquia criou, em 2013, pequenas comunidades para os fiéis alimentarem sua fé. O projeto faz parte das reflexões da CNBB no Documento 100. Atualmente, 15 grupos de até 30 pessoas se encontram, quinzenalmente, para rezar com a leitura orante da Palavra de Deus, partilhar e criar vínculos de amizade e caridade. 

O que é Leitura Orante da Bíblia? Trata-se de uma oração com um trecho da Bíblia. Ela é feita em passos que se alternam durante a oração e meditação, que nos levam à espiritualidade cristã e à prática das virtudes sugeridas pelo texto, como também pelas inspirações divinas. A Leitura Orante divide-se nas seguintes etapas, leitura, meditação, oração e contemplação.

Uma comunidade pequena ajuda a superar a massificação e o anonimato e a personalizar o atendimento pastoral. Em pequenas comunidades, pode-se qualificar a vivência comunitária da fé cristã. Pretende-se favorecer os valores do relacionamento interpessoal. Nas pequenas comunidades, também os afastados podem ser atraídos e melhor acompanhados para trilharem o caminho da fé, assim como é possível estimular ações de caridade para com os mais necessitados.

Para participar, basta ver o horário de encontro de cada comunidade e fazer contato com a coordenação. As informações estão neste anexo.