CATEDRAL SANTA TERESA

Notícias

Catedral Diocesana
21/05/2024

Tempo Pascal, na Catedral de Caxias, é concluído com o rito de apagar o Círio Pascal na solenidade de Pentecostes

Missa das 19h do domingo, 19 de maio, foi presidida pelo pároco da Catedral Santa Teresa, padre Volnei Vanassi; após uma bela oração, a vela que representa o Ressuscitado foi apagada: "devemos ser nós, 'Luz de Cristo' que se irradia"

Tempo Pascal, na Catedral de Caxias, é concluído com o rito de apagar o Círio Pascal na solenidade de Pentecostes

Iniciado na celebração da solene Vigília Pascal, o Tempo Pascal foi concluído em toda a Igreja cinquenta dias após, no dia 19 de maio, solenidade de Pentecostes. Na Catedral Diocesana de Caxias do Sul - Paróquia Santa Teresa D'Ávila, a Missa das 19h, presidida pelo pároco, padre Volnei Vanassi, foi marcada por um momento especial e único: o rito de apagar o Círio Pascal, vela que acompanhou as sete semanas do tempo litúrgico representando o Cristo Ressuscitado.

Antes de apagar o Círio, o padre fez uma beça oração. Um dos trechos diz assim: "Hoje, no dia de Pentecostes, ao fechar-se o Tempo da Páscoa, o Círio é apagado, este sinal nos é tirado, também porque, educados  na escola pascal do mestre Ressuscitado e cheios do fogo dos dons do Espírito Santo, agora, devemos ser nós, 'Luz de Cristo' que se irradia, como uma coluna luminosa que passa no mundo, em meio aos irmãos, para guia-los no êxodo em direção ao céu, à 'terra prometida' definitiva".

Catedral Santa Teresa

Outras Notícias