CATEDRAL SANTA TERESA

Notícias

20/11/2022

Talk show vocacional e Missa solene abrem o Ano Vocacional do Brasil na Diocese de Caxias do Sul

Atividades, na Catedral Diocesana, contemplaram momentos formativos, testemunhos vocacionais e a celebração da Eucaristia com a presença de seminaristas, vocacionados, padres, religiosos e religiosas, além de diversos leigos e leigas

Talk show vocacional e Missa solene abrem o Ano Vocacional do Brasil na Diocese de Caxias do Sul

A Igreja Católica no Brasil, por meio da Comissão para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), realiza de 20 de novembro de 2022 a 26 de novembro de 2023, o Ano Vocacional do Brasil. A programação recorda os 40 anos do primeiro Ano Vocacional, realizado em 1983.

O 3º Ano Vocacional do Brasil tem o objetivo de promover a cultura vocacional nas comunidades eclesiais, nas famílias e na sociedade, para que sejam ambientes favoráveis ao despertar de todas as vocações, como graça e missão, a serviço do Reino de Deus. O Ano Vocacional tem como tema: "Vocação: graça e missão", e lema "Corações ardentes, pés a caminho", (cf. Lc 24,32-33), a partir da narrativa dos discípulos de Emaús.

Na Diocese de Caxias do Sul, a abertura foi na tarde deste domingo, dia 20 de novembro, na Catedral Santa Teresa D’Ávila. A atividade teve início às 17h, com um talk show, no Espaço Mater Dei. Seminaristas, padres, religiosos, religiosas, vocacionadas à vida religiosa, além de diversos animadores vocacionais leigos e leigas participaram do encontro, que também teve a presença do bispo diocesano, Dom José Gislon. O vigário geral e coordenador de Pastoral da Diocese, padre Leonardo Inácio Pereira, fez uma breve explanação sobre a “Teologia das Vocações”, nas quais recordou que o Ano Vocacional tem a missão de “apaixonar” e “realmar” a ação vocacional da Igreja no Brasil. Além disso, a atividade contou com momentos de testemunho vocacional.

Logo depois, às 19h, foi celebrada a Missa da Solenidade de Jesus Cristo, Rei do Universo, que também marcou a abertura. A Eucaristia foi presidida pelo bispo diocesano, Dom José Gislon, que ressaltou a importância do Ano Vocacional para toda a Igreja. “Vamos juntos, como Igreja, comunidade de fé, abraçar este 3º Ano Vocacional do Brasil para vivermos com ardor a nossa missão de discípulos e discípulas do Senhor Jesus, sendo sal da terra e luz do mundo na nossa realidade eclesial e social”.

A Diocese de Caxias do Sul constituiu uma equipe  para planejar e ajudar na execução das ações em âmbito local. O grupo é formado pela coordenação da Pastoral Vocacional, coordenação de Pastoral da Diocese e Assessoria de Comunicação, bem como dos representantes de congregações religiosas e dos institutos seculares, além da Pastoral da Educação.

As linhas de ação da Diocese de Caxias do Sul para o Ano Vocacional contemplam a oração, a formação, o chamado e acompanhamento, além das estratégias de comunicação. No contexto da oração, o caminho será de conscientizar e ajudar as comunidades e paróquias a rezar a Oração pelas Vocações, de São Paulo VI nas Missas, sobretudo aos finais de semana. Além disso, organizar uma programação de terços vocacionais, vigílias, caminhadas, momentos intensos pedindo pelas vocações em cada comunidade e paróquia.

Para o contexto da formação, organizar retiros para lideranças em âmbito de paróquia ou Região de Pastoral, tendo como fonte a teologia das vocações. Outra proposta do Ano Vocacional é criar ou ampliar a Pastoral dos Coroinhas em todas as paróquias. Um dos objetivos propostos pela CNBB é a criação das Equipes Vocacionais Paroquiais (EVP) e a proposta deverá ser assumida por todas as paróquias. Além disso, realizar ações nas escolas das redes de ensino público e privado, tais como a formação de professores e bate-papos, além de outras atividades, que sejam instrumento de auxílio à construção do projeto de vida dos adolescentes e jovens.

Na perspectiva do chamado e acompanhamento vocacional, a primeira proposta é criar e apoiar os Grupos Vocacionais em todas as sete Regiões de Pastoral, atualmente existem os grupos em Caxias do Sul, Bento Gonçalves e no Vicariato de Nova Prata. Enviar jovens para os Encontros Vocacionais para a vocação sacerdotal e consagrada, bem como intensificar a campanha do projeto "Vinde e Vede", para jovens que já tenham finalizado o Ensino Médio e busquem discernimento vocacional.

Nas estratégias de comunicação, desenvolver os materiais impressos e digitais para fazer a campanha de comunicação do Ano Vocacional chegar às comunidades e paróquias, com conteúdo online e offline. Criar e veicular, nas redes sociais da Diocese e da Pastoral Vocacional, vídeos com testemunhos vocacionais de homens e mulheres, jovens, adultos e idosos, como fonte de inspiração. Além disso, em sintonia com os veículos de imprensa da Região, produzir matérias e reportagens para levar o Ano Vocacional à sociedade.

Para o coordenador da Pastoral Vocacional na Diocese de Caxias do Sul, padre Marciano Guerra, que também atua como reitor no Seminário São José e assessor diocesano do Setor Juventude, o Ano Vocacional é tempo de trabalhar a cultura vocacional nos ambientes pastorais e sociais e deve ser marcado pela oração. “Todos, nas famílias, possamos rezar pelas vocações, os pais possam testemunhar, desde cedo, aos seus filhos que eles são chamados a construir seu projeto de vida, mostrando a presença de Jesus e o seu caminho como horizonte” salientou.

Catedral Santa Teresa

Outras Notícias