CATEDRAL SANTA TERESA

Notícias

18/03/2023

Senhor, abra o nosso coração à caridade!

"O tempo da Quaresma nos oferece oportunidades para curarmos as feridas da alma, a partir das nossas fragilidades, mas também pela humildade de nos deixar tocar pela misericórdia do Pai"

Senhor, abra o nosso coração à caridade!

Estimados irmãos e irmãs em Cristo Jesus! Neste quarto Domingo da quaresma, também chamado de “Domingo da Alegria”, experimentamos a bondade de um Deus que é rico em misericórdia e manifesta o seu amor pelo mundo, enviando seu Filho Jesus. Neste tempo de Quaresma, celebremos nossa caminhada penitencial, de conversão e purificação interior, dando louvores a Deus, que é Pai misericordioso, e acolhamos a luz do Senhor, que ilumina as trevas do nosso coração, que muitas vezes nos impedem de discernir o que é de Deus, e ver com os olhos do rosto e do coração a realidade dos que esperam de nós um gesto de amor, de proximidade, de compaixão e de caridade, para poderem viver o sagrado dom da vida com a dignidade de filhos e filhas do Pai.

No Evangelho segundo São João (Jo 9,1-41), encontramos a narrativa de um milagre de Jesus, em Jerusalém, e o agraciado foi um cego de nascença. Segundo o costume da época, ele era visto como alguém que pecou, ou pagava o pecado de seus pais, e por isso tinha sido castigado por Deus. Como era cego de nascença, jamais tinha visto a luz, e a sua vida era restrita a pedir esmolas. Dependia exclusivamente da compaixão do próximo. Mas Jesus não lhe dá uma esmola, lhe dá muito mais do que algumas moedas, lhe restitui a luz dos olhos, lhe dá a oportunidade enxergar aquilo que ele, no seu estado, nunca tinha visto. Mas a compaixão de Jesus vai ainda mais longe: lhe dá também uma vida nova, através da luz da fé.

No peregrinar da nossa vida, podemos viver também à margem do caminho, e não perceber Jesus que passa, nos oferecendo vida nova, através do sacramento da Reconciliação. Por comodismo ou por indiferença desprezamos a graça misericordiosa do Pai, e preferimos saciar nossa sede de vida e de esperança com as pequenas esmolas. Corremos o risco de peregrinar nesse mundo sem experimentar o amor do Senhor, na nossa história pessoal e familiar.

À luz da palavra de Deus, podemos interpretar tantos fatos da nossa vida, que através dos anos ficaram sem respostas que apaziguassem o nosso coração. O tempo da Quaresma nos oferece oportunidades para curarmos as feridas da alma, a partir das nossas fragilidades, mas também pela humildade de nos deixar tocar pela misericórdia do Pai. Quando nos sentimos fragilizados e necessitados de ajuda, podemos abrir o nosso coração para encontrar o Senhor Jesus, luz do mundo, e retomar a alegria de vivermos o dom da vida, com mais leveza e esperança renovada.

 

+ Dom José Gislon, OFMCap.
Bispo Diocesano de Caxias do Sul

Catedral Santa Teresa

Outras Notícias