Seguindo o Mestre Jesus como discípulos peregrinos
"Viver como discípulo de Jesus Cristo é ser um peregrino da esperança, que está sempre em busca da estrada que leva ao encontro do Senhor, e quando o encontra, não deixa de caminhar com ele, porque sabe que Ele é o caminho a verdade e a vida"
Estimados irmãos e irmãs em Cristo Jesus! Como povo de Deus a caminho da casa do Pai, estamos celebrando o “Jubileu da Esperança” neste ano de 2025. É um tempo especial em que cada um de nós, individualmente e em comunidade, é convidado a refletir sobre a vida espiritual, a comunhão com o Senhor e o compromisso com os irmãos na comunidade como manifestação concreta da vida de fé.
Queremos, em sintonia com toda a Igreja, viver intensamente este tempo de peregrinação e conversão como um momento especial para a nossa vida espiritual, redescobrindo os valores de uma fé que se alimenta na Palavra de Deus e na Eucaristia.
É importante que os jovens sejam valorizados e encontrem, em todas as comunidades da Igreja, uma acolhida que os ajude a expressar sua fé e possam ser protagonistas da esperança, de um novo despertar da fé pessoal e comunitária. Por isso, não basta abrirmos as portas do espaço físico que temos nas nossas comunidades; é preciso também abrir os braços e o coração para acolhermos os jovens, que buscam e querem encontrar-se com Jesus Cristo.
Negar, ignorar ou não acreditar que os jovens também têm sede de Deus, é não ter esperança no amanhã, pois eles serão, como profissionais ou pais e mães de família, os protagonistas da nossa sociedade e das nossas comunidades num futuro próximo.
São João Bosco, que dedicou toda a sua vida ao cuidado dos jovens, dizia que “A primeira felicidade de um jovem é saber que é amado”. Não ajudamos nossos jovens descobrir o amor e a ternura de Deus Pai, que se manifestou a nós através de Jesus Cristo crucificado, se nós não os acolhermos e os amarmos como são: jovens e em busca de uma sociedade mais justa e solidária, que lhes dê o direito de viverem a vida como dom de Deus.
Como “peregrinos da esperança” devemos renovar a nossa adesão ao Evangelho e no seguimento de Jesus Cristo, a cada manhã, a cada momento, como os primeiros discípulos às margens do mar da Galileia. Precisamos compreender a cada dia que seguir Jesus Cristo é descobrir e encontrar nos outros a presença do amor de Deus, tendo presente que, se na vida não buscamos o Deus de Jesus Cristo, será impossível anunciar um Deus verdadeiro, que é Pai misericordioso e fiel para todas as pessoas que encontramos.
Viver como discípulo de Jesus Cristo é ser um peregrino da esperança, que está sempre em busca da estrada que leva ao encontro do Senhor, e quando o encontra, não deixa de caminhar com ele, porque sabe que Ele é o caminho a verdade e a vida que conduz ao Pai. Por isso, é importante esse começar a cada dia, contando com a graça de Deus. Quando fecho o meu coração numa vida de autossuficiência, como cristão perfeito que não precisa mais nem ouvir a palavra de Deus, nem participar dos sacramentos ou da vida da comunidade, é um sinal de que não sou mais discípulo e preciso colocar-me novamente a caminho, com esperança renovada, para encontrar-me com o Senhor e Salvador da minha vida.
+ Dom José Gislon, OFMCap.
Bispo Diocesano de Caxias do Sul