CATEDRAL SANTA TERESA

Notícias

25/11/2023

Que o Senhor Jesus reine em nosso coração!

"Deixemos que Ele nos conduza, mesmo se às vezes não compreendermos plenamente qual a sua estrada e, em determinados momentos da nossa vida, caminharmos sem destino, esperando encontrar o Mestre Jesus"

Que o Senhor Jesus reine em nosso coração!

Queridos irmãos e irmãs em Cristo Jesus! A celebração da Solenidade de Nosso Senhor Jesus Cristo, Rei do Universo, é para nós um reconhecimento que envolve fé, amor, confiança e empenho de vida no dia a dia. A majestade de Cristo se realiza dia após dia, de modo misterioso, no silêncio, através da graça que liberta os homens da escravidão do pecado, e, por meio deles, todas as criaturas, unindo-as a Ele, em uma obediência livre e alegre.

Na caminhada de fé, precisamos ter presente que a origem da realeza de Cristo é a cruz. E o seu reino é um reino de paz, de justiça, de amor e de graça divina. Não é um reino que se impõe com a violência humana ou com a potência dos homens, mas que emana da oferta de si mesmo e do seu amor salvífico. Ele é o pastor que está disposto a doar a vida pelas suas ovelhas. A vontade de dominar e subjugar o outro pode estar também no nosso coração, e é uma das causas da violência que atinge tantas realidades, e tem provocado sofrimento e dor nas famílias e na sociedade. Ela está presente no ser humano, nos governos em relação ao povo, e nas nações ditas “mais fortes” em relação às mais fragilizadas, do ponto de vista econômico, político e social.

A realeza de Jesus é, portanto, diversa daquela humana, porque marcada pela humildade, pelo despojamento, pelo amor, doação e compaixão pelos que sofrem. É a realeza que nasce não do poder, mas do serviço, da fidelidade e da entrega ao Pai. Sem a fé, teríamos dificuldades de entender e reconhecer o senhorio de Cristo na nossa vida e na história. A fé, que é relação de amor com Cristo, conduz ao único tipo de submissão que não faz nascer no homem o desejo de vingança ou a frustração de sentir-se dominado, mas amado e acolhido pelo amor misericordioso de Deus.

Na celebração da Solenidade de Nosso Senhor Jesus de Cristo, “Rei do Universo”, somos convidados a redescobrir, através da Palavra de Deus, o fundamento da liberdade interior que nos permite continuar a crer em Jesus Cristo, o Filho de Deus, Senhor e Rei do Universo, mas que pode estar ameaçada por tantas formas de poder que procuram subjugar o homem e a sua liberdade de crer.

Com alegria e esperança, deixemos Jesus Cristo reinar em nossos corações. Deixemos que Ele nos conduza, mesmo se às vezes não compreendermos plenamente qual a sua estrada e, em determinados momentos da nossa vida, caminharmos sem destino, esperando encontrar o Mestre Jesus, que nos aponte o caminho a seguir.

 

+ Dom José Gislon, OFMCap.
Bispo Diocesano de Caxias do Sul

Catedral Santa Teresa

Outras Notícias