CATEDRAL SANTA TERESA

Notícias

Casa Madre Teresa
08/12/2023

Missa solene da Imaculada Conceição celebra os 23 anos da Casa Madre Teresa - Pastoral Social da Catedral de Caxias

Ao final da Missa, cinco novas voluntárias receberam a bênção de envio e o avental azul, que identifica a Casa Madre Teresa, que tem a missão de dar assistência e auxiliar na promoção humana de pessoas em vulnerabilidade social na cidade de Caxias do Sul

Missa solene da Imaculada Conceição celebra os 23 anos da Casa Madre Teresa - Pastoral Social da Catedral de Caxias

A Casa Madre Teresa, que é a Pastoral Social da Catedral Diocesana de Caxias do Sul - Paróquia Santa Teresa D'Ávila, celebrou, nesta sexta-feira, 08 de dezembro, seus 23 anos de atuação. A Missa solene da Imaculada Conceição, às 19h, foi em ação de graças pelo trabalho da instituição que é a missão de dar assistência e promover a dignidade humana das pessoas em situação de vulnerabilidade social.

Presidida pelo pároco, padre Volnei Vanassi, e concelebrada pelo vigário paroquial da Catedral, padre Tiago Camozzato, a celebração reuniu voluntários que atuam na Casa Madre Teresa, pessoas e famílias atendidas pela Pastoral Social da Catedral. Em sua homilia, padre Volnei ressaltou a força do cuidado com os mais necessitados. "Nesta solenidade da Imaculdada Conceição, aprendemos que precisamos ser marianos para cuidar de quem precisa. Precisamos ter um coração de mãe. Tenho certeza que vocês, voluntários e agentes, tem tido um coração grande, um coração de mãe, de pai, para com aqueles pequeninos que se aproximam, não só para receber coisas materiais, mas para receber nosso abraço, nossa acolhida, nosso tempo. Tudo isso é como um perfume", pontuou.

Ao final da Missa, cinco novas voluntárias receberam a bênção de envio e o avental azul, que identifica a Casa Madre Teresa. A coordenadora, Silvana De Conto, ao fazer uso da palavra, agradeceu o sim e a generosidade de cada um. "É com sentimento de imensa gratidão e satisfação que chegamos ao final de mais um ano podendo afirmar que fizemos o que foi preciso para ajudar nossos irmãos carentes. Vivemos dias marcantes, intensos, cheios de desafios e alegrias, com muito trabalho e dedicação. Por isso, agradeço a todos vocês, que deram uma demonstração de pastoral viva e unida, com um único objetivo: de servir", salientou.

A celebração dos 23 anos da Casa Madre Teresa foi concluída com um momento de confraternização, no Espaço Mater Dei, anexo à Catedral.

 

Um pouco da história da Casa Madre Teresa

A Casa Madre Teresa iniciou suas atividades em 1993, como Pão da Vida, nesta época uniu-se ao Comitê da Cidadania Contra a Fome e a Miséria do sociólogo Betinho. No ano de 2000, o Pão da Vida transferiu-se, ao receber a generosa doação do local situado à rua Pinheiro Machado nº 1000,  e ganhou o nome de Casa Madre Teresa, inspirado na Madre Teresa de Calcutá, exemplo extraordinário de caridade cristã, amor ao próximo e atendimento aos necessitados.

A Casa Madre Teresa, atua desde 08 de dezembro de 2000 como instituição de caráter assistencial e promocional, sem fins lucrativos, atendendo pessoas em situação de vulnerabilidade social. Empenha-se, para essas pessoas, no fornecimento de remédios, fraldas geriátricas, roupas, alimentos, cursos, orientação jurídica e que procuram, acolhida e orientação a gestantes e aos portadores de HIV. Para os atendimentos é feito cadastro destas pessoas e, conforme as situações, são realizadas visitas às casas dos assistidos.

O atendimento da Casa Madre é feito de segunda a quinta-feira, das 13h30min às 17h.

Rua Pinheiro Machado, 1000 | Telefone: (54) 3228-7239

Catedral Santa Teresa

Outras Notícias