CATEDRAL SANTA TERESA

Notícias

01/08/2023

Jovens da Diocese de Caxias do Sul participam da Missa de abertura da JMJ em Lisboa

Celebração, no Parque Eduardo VII, na zona central de Lisboa, reuniu milhares de peregrinos do mundo inteiro e foi presidida pelo patriarca de Lisboa, cardeal Dom Manuel

Jovens da Diocese de Caxias do Sul participam da Missa de abertura da JMJ em Lisboa

Mais de 200 mil fiéis se juntaram num coro de vozes para cantar: "Há pressa no ar", hino da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) 2023 e, assim, dar início à 37ª edição, em Lisboa, capital de Portugal, na terça-feira, 1º de agosto. A Missa de abertura foi presidida pelo cardeal patriarca de Lisboa, Dom Manuel Clemente e o evento segue até o próximo domingo, dia 06.

A delegação de mais de 40 pessoas de diversas cidades da Diocese de Caxias do Sul esteve presente no Parque Eduardo VII, chamada de "Colina do Encontro", para a Missa de abertura. Os jovens estão espalhados pela região metropolitana de Lisboa e se preparam para receber o Papa Francisco, que chega a Portugal nesta quarta-feira, 02 de agosto, com a cerimônia oficial de acolhida pelos jovens marcada para o final da tarde da quinta-feira, dia 03, no Parque Eduardo VII.

Segundo a organização do evento, 354 mil peregrinos finalizaram a inscrição para a JMJ. São mais de 5 mil brasileiros no evento que espera a participação efetiva de mais de 1 milhão de católicos até o dia 06. "Nós, jovens, nos levantamos e partimos apressadamente ao encontro, como fez Maria. Ao encontro de outras juventudes, ao encontro do Papa. É o mundo inteiro que se une e encontra aqui. É um exemplo para nós, para que criemos cada vez mais essa cultura do encontro, como nos pede Francisco", salienta o seminarista Eduardo Cantelli.

A Jornada tem como lema: "Maria levantou-se e partiu apressadamente", (Lc 1,39). A delegação da Diocese é composta por pessoas das cidades de Caxias do Sul, Bento Gonçalves, Farroupilha, Garibaldi, Antônio Prado, Nova Bassano, Nova Araçá, e Carlos Barbosa, dentre eles, os seminaristas da etapa da Configuração (Teologia), um diácono e cinco padres diocesanos, além de frade capuchinho. Entre os padres, o assessor do Setor Juventude, Gustavo Predebon.

Catedral Santa Teresa

Outras Notícias