CATEDRAL SANTA TERESA

Notícias

Diocese de Caxias do Sul
21/07/2022

II Dia Mundial dos Avós e Idosos: Pastoral da Pessoa Idosa é expressão do cuidado da Igreja

Em nossa Catedral Diocesana, em todas as Missas do final de semana haverá um momento de prece e bênção aos avós e idosos e a entrega de uma pequena lembrança em nome da Pastoral da Pessoa Idosa da Paróquia Santa Teresa D'Ávila.

II Dia Mundial dos Avós e Idosos: Pastoral da Pessoa Idosa é expressão do cuidado da Igreja
O Dia Mundial dos Avós e dos Idosos é celebrado no quarto domingo de julho, próximo da festa de São Joaquim e Santa Ana, pais de Maria Santíssima e avós de Jesus. Neste ano, a segunda edição da data está marcada, no mundo inteiro, para este domingo, 24 de julho. Todas as dioceses, paróquias e comunidades eclesiais são chamadas a celebrar a data cujo tema, indicado pelo Papa Francisco, é “Dão fruto mesmo na velhice” (Sl 92,15). Desta forma, como sugere na mensagem preparada para a ocasião, o Pontífice deseja oferecer aos idosos um projeto existencial: ser “artífices da revolução da ternura”
 
 
O Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida, da Santa Sé, dá indicações de como participar do Dia Mundial dos Avós e dos Idosos: celebrando uma Missa ou visitando os idosos que vivem sozinhos. Quem visitar ou acompanhar os idosos sozinhos, por exemplo, a Igreja vai conceder uma indulgência plenária para quem o fizer perto do dia 24 de julho. Segundo o Papa Francisco: “A visita aos idosos abandonados é uma obra de misericórdia do nosso tempo.”
 
A missão da Pastoral da Pessoa Idosa: pastoral da misericórdia
Na Diocese de Caxias do Sul, diversas paróquias e comunidades terão momentos de celebração, oração e homenagem aos avós e idosos, neste final de semana, 23 e 24 de julho, além da próxima terça-feira, dia 26, quando se celebra São Joaquim e Santa Ana. Em nossa Catedral Diocesana, em todas as Missas do final de semana haverá um momento de prece e bênção aos avós e idosos e a entrega de uma pequena lembrança em nome da Pastoral da Pessoa Idosa da Paróquia Santa Teresa D'Ávila.
 
No próximo domingo, 24 de julho, ao meio-dia, uma rede de mais de 20 emissoras de rádio, canais de televisão e portais de internet, além das redes sociais da Diocese e das paróquias, irá transmitir a bênção do bispo diocesano, Dom José Gislon, aos avós e aos idosos. Antes ainda, na sexta-feira, dia 22, às 20h, será veiculada nas redes sociais uma mensagem da coordenadora diocesana da Pastoral da Pessoa Idosa (PPI), Adiles Meneguzzo. Diante da importância do tema, ao longo desta semana, diversos veículos de imprensa estão realizando bate-papos e entrevistas sobre a importância do trabalho desenvolvido pela Pastoral da Pessoa Idosa (PPI).
 
Fundada em 05 de novembro de 2004 pela doutora Zilda Arns, a PPI acompanha mais de 170 mil pessoas idosas mensalmente, através de visitas domiciliares, de maneira sistematizada, por meio de 25 mil líderes voluntários, em mais de mil cidades em todo Brasil. Um trabalho realizado para promover a dignidade da pessoa idosa, de forma que tenha acesso aos seus direitos e seja valorizada.  
 
Na Diocese de Caxias do Sul, segundo Adiles, a PPI conta com mais de 900 líderes, sendo 400 delas com atuação nas paróquias da cidade de Caxias do Sul. Ela salienta que, após os dois anos de isolamento, este é o momento de rearticulação da Pastoral, na Diocese. "A Pastoral da Pessoa Idosa é a pastoral da misericórdia, que vai ao encontro dos mais fragilizados e necessitados. Que bom é saber que podemos visitar, para levar uma palavra de carinho e recordar que todos são lembrados pela Igreja Católica. Agora estamos visitando as todas as paróquias, para mobilizar novamente as lideranças e mesmo os padres, para que esta missão não pare agora, mas seja retomada de acordo com a realidade de cada comunidade".
 
Adiles recorda que ainda no segundo semestre deste ano acontecerá uma nova rodada de capacitação para novos líderes que desejam ingressar na missão e atuação da Pastoral da Pessoa Idosa. Os interessados podem fazer contato com as secretarias paroquiais, que darão o encaminhamento junto à coordenação diocesana da PPI.
 

Kit Pastoral
Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida também lançou um kit pastoral com as indicações para a celebração do II Dia Mundial dos Avós e dos Idosos em todas as dioceses, paróquias e comunidades eclesiais. Trata-se da mensagem que o Pontífice publicou para a ocasião, da oração oficial e das catequeses da Audiência Geral das quartas-feiras no Vaticano que o Papa dedicou à velhice. Esses textos vêm acompanhados de algumas sugestões pastorais e litúrgicas.

 

Foto: Vatican Media

Catedral Santa Teresa

Outras Notícias