CATEDRAL SANTA TERESA

Notícias

24/12/2022

É Natal! Renove no teu coração a esperança!

"A festa do Natal é celebrada por muitos, mas talvez nem todos deixam entrar a luz de Deus em suas vidas, para poder compreender porque celebram o Natal"

É Natal! Renove no teu coração a esperança!

Estimados irmãos e irmãs em Cristo Jesus! O tempo do Advento nos preparou para vivermos na espera e na esperança, na caridade e na alegria, o Natal de Nosso Senhor Jesus Cristo. A humildade de Maria e a paixão pela justiça de João Batista darão espaço à força da luz, da qual nos fala Isaías (Is 9,1-6), e ao esplendor do anjo que apareceu aos pastores (Lc 2,9).

As palavras do profeta Isaías (Is 9,1-6) são de esperança e revelam a face de Deus, Pai de infinita bondade que, com ternura e compaixão, acompanha o seu povo nas alegrias, mas também se compadece com seus sofrimentos e suas dores. Ele está sempre pronto para enfaixar a curar as feridas do corpo e da alma, de cada um de nós. Fortalecendo os abatidos com a sua ternura paterna, e revigorando-os com o amor, a justiça, a paz, a esperança e a caridade. “O povo, que andava na escuridão, viu uma grande luz; para os que habitavam nas sombras da morte, uma luz resplandeceu... Porque nasceu para nós um menino... ele traz aos ombros a marca da realeza... Conselheiro admirável, Deus forte, Pai dos tempos futuros, Príncipe da paz” (cf. Is 9,1-6). As palavras do profeta Isaías expressam o amor do Senhor, que possui nas mãos a natureza, o mundo e a história, mas não esquece as promessas feitas ao homem, de redimi-lo do pecado para viver na glória da casa do Pai.

A grandeza de Deus, que o universo inteiro não pode conter, se deixa manifestar na simplicidade de uma manjedoura, de um estábulo de animais, em um recém-nascido. Este é o cenário envolto de luz divina, onde o menino foi envolvido com faixas e colocado na manjedoura. Com o Natal, o tempo humano é tido como tempo de salvação. É Cristo o início da humanidade renovada no perdão e no amor, da humanidade divinizada pela graça de Deus.

A salvação da qual Jesus é portador quer atingir todos os homens, mas reserva um carinho especial para com os pobres, os últimos e os abandonados ao longo do caminho. Deus não tem medo de vir ao encontro dos homens, de revelar-se aos pequenos e simples, de estar no meio do povo. Os primeiros que receberam o anúncio do nascimento de Jesus foram os pastores. A eles foi dado um sinal, e o mesmo sinal é dado aos crentes de ontem, de hoje e de amanhã, isto é, a prova da grandeza de Deus é a sua pequenez.

A Boa Notícia anunciada pelo anjo aos pastores, para ser acolhida, teve de romper as trevas das falsas seguranças e do medo que envolvia o coração, para deixar entrar a luz da esperança, que nasce da alegria de quem encontrou o Senhor Jesus em sua vida. A festa do Natal é celebrada por muitos, mas talvez nem todos deixam entrar a luz de Deus em suas vidas, para poder compreender porque celebram o Natal. Os pastores, para irem encontrar o menino Jesus, precisaram vencer o medo de terem sido lembrados por Deus, de sair do comodismo, que representava segurança, para colocarem-se a caminho. Percorreram um trajeto não muito longo, mas de grande significado em suas vidas, na realidade, percorreram um caminho de conversão, que muda o modo de olhar o mundo, porque perceberam que Deus acompanha a caminhada do seu povo.

 

+ Dom José Gislon, OFMCap.
Bispo Diocesano de Caxias do Sul

Catedral Santa Teresa

Outras Notícias