CATEDRAL SANTA TERESA

Notícias

09/04/2024

Dom José Gislon e Dom Alessandro Ruffinoni embarcam para a 61ª Assembleia Geral da CNBB, em Aparecida

"A assembleia dos bispos é um momento onde queremos nos colocar na escuta de Deus e deixar que o Espírito Santo ilumine nossos passos na missão de conduzir a Igreja nessa realidade do nosso país", salienta Dom José Gislon

Dom José Gislon e Dom Alessandro Ruffinoni embarcam para a 61ª Assembleia Geral da CNBB, em Aparecida

Nesta quarta-feira, 10 de abril, às 09h, acontece a sessão solene de abertura da 61ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (AG CNBB), em Aparecida – SP. A Assembleia se estende até o dia 19 de abril, com 27 sessões ao longo das duas semanas. Para a pauta, as discussões principais giram em torno do tema central: A realidade da Igreja no Brasil e a atualização de suas Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora.

Participam do evento os cardeais, os arcebispos, os bispos diocesanos, auxiliares e coadjutores, além de alguns bispos eméritos, administradores diocesanos e representantes de organismos e pastorais da Igreja. Hoje, a Igreja Católica no Brasil possui 279 circunscrições eclesiásticas. O número de bispos no país é de 482, dos quais 316 estão no exercício do governo pastoral de alguma Igreja Particular e outros 166 são bispos eméritos.

Do Rio Grande do Sul, o grupo que vai a Aparecida para a 61AGCNBB será de 26 pessoas: 17 bispos titulares – entre eles os 4 arcebispos -, 4 bispos auxiliares, o administrador diocesano de Rio Grande e 2 bispos eméritos. Além destes, também estarão o Secretário Executivo do Regional, Pe. Rogério Alencar Ferraz de Andrade e a jornalista e assessora de comunicação, Victória Holzbach.

O bispo da Diocese de Caxias do Sul, Dom José Gislon irá participar da 61ª Assembleia do episcopado brasileiro. Na conjuntura do Regiona Sul 3, ele é responsável pela Comissão de Cultura e Educação, além de ser referencial para os diáconos permanentes no RS. "É um momento de comunhão, de fraternidade, de oração e de olhar o rosto da Igreja, povo de Deus a caminho da Casa do Pai, a partir da partilha e do encontro dos pastores. Quero convidar você, estimado irmão e irmã, a se colocar em oração junto com os nossos bispos. A assembleia dos bispos é um momento onde queremos nos colocar na escuta de Deus e deixar que o Espírito Santo ilumine nossos passos na missão de conduzir a Igreja nessa realidade do nosso país, onde temos desafios, mas tantas coisas bonitas", salienta.

Dom Alessandro Ruffinoni, bispo emérito da Diocese de Caxias do Sul e membro da equipe sacerdotal do Santuário de Nossa Senhora de Caravaggio também embarcou para Aparecida e irá participar do encontro do episcopado brasileiro.

A pauta inclui o tema central – A realidade da Igreja no Brasil e a atualização de suas Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora, 3 temas prioritários (Sínodo dos Bispos 2021-2024, Jubileu 2025 e Juventude) e assuntos a serem tratados em razão da previsão estatutária da Conferência (Doutrina da Fé, Liturgia, Relatório do anual da presidência, relatório econômico, Textos Litúrgicos – CETEL).

Outros 18 temas e informes diversos constam da programação da assembleia dos bispos: Análise de Conjuntura Social e Eclesial, Gestão, Inteligência Artificial, Conselho Episcopal Latino Americano e Caribenho, Comissão Comunhão e Partilha, Colégio Pio Brasileiro, Comissão Episcopal para Ação Missionária e Cooperação Intereclesial e o projeto Igrejas Irmãs, Ministérios Laicais, Estatuto e Regimento da CNBB, Comissão para a Causa dos Santos, Comissão Especial para a Amazônia, Congresso Missionário Nacional, Acordo Brasil-Santa Sé, COP 30, Comissão Especial para os Bispos Eméritos, Eleições Municipais, Campanhas e Organismos do Povo de Deus. O bispo de Dori em Burquina Faso, dom Laurent Dabiré, fará testemunho sobre a realidade da Igreja em seu país.

A Assembleia emitirá ainda quatro mensagens: ao Papa, ao prefeito do Dicastério para os Bispos, ao povo brasileiro e ao povo católico. Todos os dias, no Santuário Nacional, às 7h, os bispos participarão das celebrações eucarísticas da 61ª AG CNBB. Haverá também uma celebração penitencial no dia 11 de abril.

Diferente das edições anteriores, o retiro dos bispos será logo nos primeiros dias da Assembleia, dias 10 e 11 de abril. E no sábado, 13, às 18h, os bispos rezam o terço no Santuário. Haverá também uma celebração penitencial no dia 11 de abril e uma inter-religiosa no dia 17.

Catedral Santa Teresa

Outras Notícias