CATEDRAL SANTA TERESA

Notícias

24/08/2024

Discípulos e evangelizadores pela graça do Batismo

"Agradeço aos leigos e leigas que, através do Batismo, formam o corpo desta nossa Igreja Diocesana. Mas não poderia deixar de estender meus agradecimentos aos milhares de leigos e leigas, na disponibilidade de servir, por amor ao Senhor Jesus"

Discípulos e evangelizadores pela graça do Batismo

Estimados irmãos e irmãs em Cristo Jesus! Neste Mês Vocacional, não poderíamos deixar de recordar e celebrar a vocação dos leigos e leigas, tendo presente que eles são os grandes protagonistas da vida da Igreja nas nossas comunidades.

O Concílio II resgatou o papel, a missão e o protagonismo dos leigos e leigas na Igreja, pela participação ativa na ação e na missão evangelizadora. Em tempo mais recente, o Documento de Aparecida diz que “Todos os homens e mulheres batizados devem tomar consciência de que foram configurados com Cristo Sacerdote, Profeta e Pastor, através do sacerdócio comum do Povo de Deus. Devem sentir-se co-responsáveis na construção da sociedade segundo os critérios do Evangelho, com entusiasmo e audácia, em comunhão com seus Pastores” (DAp. p. 264).

Sem o envolvimento dos leigos, o próprio apostolado dos sacerdotes não teria o êxito desejado ou teria um alcance mais reduzido. Por isso, quero manifestar a minha gratidão aos batizados, que vivendo a graça do Batismo, procuram testemunhar a fé em Cristo Jesus, através de uma vida de oração, mas também assumindo responsabilidades na vida da comunidade. Para fortalecer e fazer crescer os vínculos de comunhão e fé entre os seus participantes, a comunidade necessita reconhecer a diversidade de carismas e dons que Deus deu a cada um. Mas é igualmente importante que estes carismas e dons sejam vividos no serviço e nos ministérios dos leigos, tendo presente o bem comum da comunidade e o compromisso de todo batizado com o Reino de Deus.

A Igreja precisa constantemente cuidar da formação dos leigos, para que eles possam, à luz do Evangelho, ser os protagonistas de uma Igreja em saída, missionária e solidária. Tendo presente que pelo batismo, eles também são chamados para levar ao mundo o testemunho de Jesus Cristo e ser fermento do amor de Deus na sociedade. E o fazem com espírito de amor, de fé, de esperança e na gratuidade por causa de Cristo Jesus.

A noção de Igreja, povo de Deus, desenvolvida a partir do Vaticano II, resgatou o papel do leigo na Igreja. O leigo “é o cristão maduro na fé, que fez o encontro pessoal com Jesus Cristo e se dispôs a segui-lo com todas as consequências dessa escolha; é o cristão que adere ao projeto do Mestre e busca identificar-se sempre mais com sua pessoa; é o cristão que se coloca na escuta do Espírito, que envia à edificação da comunidade e à transformação do mundo na direção do Reino de Deus” (CNBB 107).

Mas os leigos também são chamados a descobrir e alimentar uma espiritualidade apropriada à sua vocação. Não se trata de fugir das realidades temporais para encontrar a Deus, mas de encontrá-lo ali, em seu trabalho, junto à sua família e na sua comunidade. Não podemos esquecer que a espiritualidade cristã sempre terá por fundamento os mistérios da encarnação e da redenção de Jesus Cristo. Precisamos ter a ousadia de voltar às fontes e recomeçar a partir de Jesus Cristo, para superar a tentação do desânimo e do cansaço, imitando o Bom Mestre, que soube colocar-se em comunhão com o Pai, através da oração, para superar os desafios da missão.

Agradeço aos leigos e leigas que, através do Batismo, formam o corpo desta nossa Igreja Diocesana. Mas não poderia deixar de estender meus agradecimentos, de forma toda especial, aos milhares de leigos e leigas que, na disponibilidade de servir, por amor ao Senhor Jesus, estão empenhados e comprometidos no serviço aos irmãos em nossas comunidades. Quero recordar também com afeto de todos aqueles e aquelas que por muitos anos contribuíram com seu trabalho e pelo testemunho de fé com a nossa Igreja. Sei que muitos hoje já não podem mais participar ativamente da vida da comunidade, mas continuam alimentando uma vida espiritual e de comunhão com o Senhor Jesus.

 

+ Dom José Gislon, OFMCap.
Bispo Diocesano de Caxias do Sul

Catedral Santa Teresa

Outras Notícias