CATEDRAL SANTA TERESA

Notícias

16/02/2024

Diocese de Caxias do Sul propõe campanha de doação de sangue como ato para marcar a Quaresma

Por meio das Paróquias e comunidades, dos veículos de imprensa e das redes sociais, a Diocese sugere ampla mobilização a este gesto. Assim todos os fiéis das diferentes Regiões de Pastoral poderão realizar sua ação concreta no tempo da Quaresma

Diocese de Caxias do Sul propõe campanha de doação de sangue como ato para marcar a Quaresma

A Diocese de Caxias do Sul, em comunhão com toda a Igreja Católica no Brasil, lançou na Quarta-feira de Cinzas, 14 de fevereiro, a 60ª edição da Campanha da Fraternidade que, em 2024, tem como tema "Fraternidade e Amizade Social" e como lema "Vós sois todos irmãos e irmãs" (cf. Mt 23,8). Neste sentido, a Coordenação de Pastoral, em parceria com o Hemocentro Regional de Caxias do Sul, vinculado à Secretaria Municipal da Saúde, propõe uma campanha de doação de sangue para o tempo da Quaresma e da Páscoa. 

Com o mote: "Unidos pelo sangue de Cristo, somos irmãos e irmãs", a campanha quer ajudar todos os fiéis das diferentes Regiões de Pastoral a realizar sua ação concreta no tempo da Quaresma e também durante as semanas que sucedem a Páscoa. O Hemocentro Regional de Caxias do Sul atende todos os municípios que estão no território da Diocese.

Assim, o objetivo é, na maioria das regiões pastorais da Igreja Particular de Caxias do Sul, realizar esta coleta solidária de sangue, para auxiliar os irmãos e irmãs que mais necessitam. Por meio das Paróquias e comunidades, dos veículos de imprensa e das redes sociais, a Diocese de Caxias do Sul sugere ampla mobilização a este gesto, com as seguintes informações de datas e locais, já confirmadas pelo Hemocentro.

- A PARTIR DE 14 DE FEVEREIRO | CAXIAS DO SUL (Hemocentro Regional de Caxias do Sul – Rua Ernesto Alves, 2260 | Telefones: (54)3290-4543 e 3290-4580 | E-mail: [email protected]Horário de atendimento: Segunda a sexta-feira: 08h15min às 16h45min (sem fechar ao meio-dia) e Sábados: 08h às 12h)

Ao chegar ao Hemocentro ou ao local de doação nas cidades da Diocese, é necessário informar que a doação é vinculada à campanha de número 154, que identifica a ação. Com esse número, as equipes poderão fazer um levantamento do total de doações por meio desta campanha. Ao finalizar o ato, o doador irá receber um botton oferecido pela Diocese de Caxias do Sul, com a identidade visual da Campanha da Fraternidade 2024.

Já estão confirmadas coletas externas nas cidades abaixo relacionadas. O Hemocentro comunicou que nesses casos são atendidos três doadores por vez, em virtude de estrutura física. Por isso, o que é importante que cada paróquia – mesmo nas cidades que não estão contempladas na primeira rodada de coletas externas – motive as pessoas e realize um pré-cadastro de doadores. Tendo, ao menos, 10 possíveis doadores inscritos, a paróquia deve enviar à Assessoria de Comunicação (Ascom) da Diocese a lista, pelo e-mail: [email protected]. A Diocese irá repassar a lista ao Hemocentro, que vai fazer o contato para organizar as doações e agendar horários.

- 28 DE FEVEREIRO | FARROUPILHA (UBS Cinquentenário - Avenida São Vicente, 145)

- 06 DE MARÇO | BENTO GONÇALVES (UBS Zona Sul - Rua Goiânia, 590)

- 20 DE MARÇO | CARLOS BARBOSA (Hospital São Roque)

- 10 DE ABRIL | SÃO MARCOS (Centro Recreativo e Cultural Alexandre Zaniol - Rua Carlos Gomes, 657)

Haverá em outros municípios a mesma ação. A Diocese está aguardando a confirmação dos responsáveis das outras cidades, pelo Hemocentro.

 

Dia D: ação do clero que atua na Diocese

Se é importante essa ação para mobilizar o povo de Deus, quanto mais poder contar com a participação dos pastores. Por isso, a Diocese de Caxias agendou com o Hemocentro a data de 27 de fevereiro, durante todo o dia, para que os padres, que podem doar sangue, façam sua doação.

 

Foto: Pablo Ribeiro | Tua Rádio São Francisco

Catedral Santa Teresa

Outras Notícias