Projeto "Comunidade de Comunidades" completa 09 anos de implementação na Catedral de Caxias do Sul
No mês de agosto de 2013 aconteceu a formação das comunidades a partir do Documento de Estudos da CNBB, que teve o então pároco da Catedral, padre Leomar Antônio Brustolin, como membro da comissão central do subsídio aprovado em 2014
Nesta terça-feira, 30 de agosto, a Catedral Diocesana de Caxias do Sul celebra os nove anos da implementação do projeto "Comunidade de Comunidades", que frutificou e continua sua missão de animar e aproximar cada vez mais as pessoas do seu encontro com Jesus Cristo. Nessa data, em 2013, aconteceu a formação das comunidades a partir do Documento de Estudos da CNBB, que depois, em 2014 se tornou o Documento 100: "Comunidade de Comunidades: uma nova paróquia - A conversão pastoral da paróquia". Na época, o então pároco da Catedral, padre Leomar Antônio Brustolin, foi membro da comissão central do subsídio aprovado para toda a Igreja no país.
Atualmente são 15 comunidades que se reúnem semanal ou quinzenalmente em grupos de 20 a 30 pessoas para realizar-se afetivamente na fé, num crescimento maduro de discípulos missionários de Jesus Cristo. Elas buscam superar o anonimato para que as pessoas se conheçam e se apoiem umas às outras no seguimento ao Mestre e na comunhão fraterna.
As comunidades se reúnem em torno da Palavra de Deus, com a leitura orante dos textos sagrados, vivendo a fraternidade na paternidade comum de filhos de Deus, crescendo na doutrina dos Apóstolos e no Magistério da Igreja, sustentada pela Eucaristia e sempre acolhendo novos participantes. O vínculo paroquial permanece com a celebração da Missa dominical, bem como são chamadas a auxiliar os demais serviços e pastorais da Catedral.
Buscando sempre a unidade na diversidade, as Comunidades têm sua coordenação paroquial que participa ativamente do Conselho Econômico e também do Conselho Paroquial de Pastoral. Todos os meses, as coordenações das Comunidades se reúnem: a cada dois meses acontece, no primeiro sábado de cada mês, às 17h, a adoração ao Santíssimo Sacramento, no Espaço Mater Dei, intercalada com a reunião das coordenações, também a cada dois meses.
"Vamos colocar como ação de graças na Missa das 19h desta terça-feira e também em nossas orações, louvando e agradecendo o Senhor por tamanha bênção que são as Comunidades e a graça de podermos participar com equipes devotas e dedicadas ao Senhor. Parabéns a todos que fizeram das Comunidades uma caminhada de edificação e crescimento espiritual", escreve o coordenador Nicolau Mussi.
Para participar das Comunidades, basta acessar o documento abaixo e fazer contato com a coordenação de um dos grupos. Você será sempre bem-vindo e bem-vinda.