CATEDRAL SANTA TERESA

Notícias

30/03/2024

Com a bênção do fogo e o acendimento do Círio Pascal, Dom José Gislon preside a Vigília Pascal na Catedral de Caxias

A Missa foi concelebrada pelo pároco e vigário da Catedral, padres Volnei Junior Vanassi e Tiago Camozzato; durante a celebração também aconteceu a bênção da água e a renovação das promessas batismais

Com a bênção do fogo e o acendimento do Círio Pascal, Dom José Gislon preside a Vigília Pascal na Catedral de Caxias

A conclusão do Tríduo Pascal, na Catedral Diocesana de Caxias do Sul - Paróquia Santa Teresa D'Ávila, reuniu centenas de fiéis na noite deste Sábado Santo, 30 de março. A celebração da Vigília Pascal, presidida pelo bispo diocesano, Dom José Gislon iniciou às 19h, na porta da Igreja-Mãe da Diocese, no centro da cidade, com a bênção do fogo novo do qual foi aceso o Círio Pascal, vela que representa o Ressuscitado e vai acompanhar todas as Missas até os dias 18 e 19 de maio.

Logo depois foi proclamada a Páscoa com o canto do Exultet, seguido da Liturgia da Palavra. Após o Evangelho e a homilia aconteceu a bênção da água, a renovação das promessas do Batismo e a aspersão sobre os fiéis. Com a Liturgia Eucarística, o povo de Deus deu graças ao Senhor por esta Páscoa. A Missa foi concelebrada pelo pároco e vigário da Catedral, padres Volnei Junior Vanassi e Tiago Camozzato.

A Vigília foi concluída com a bênção solene da Páscoa. Dom José salienta que a fé da Igreja, que caminha há quase dois mil anos, permanece a mesma: Cristo vive e caminha com o seu povo que segue rumo à casa do Pai. "Ele está constantemente presente em nosso meio, em nossa história, com seus altos e baixos, alegrias e provações, anseios e preocupações. Ele está aqui no nosso meio. Não devemos ter medo de ser discípulos e discípulas do Ressuscitado: homens e mulheres que testemunham a fé no cotidiano da vida, na realidade de hoje. É neste momento da nossa história que somos chamados a dar testemunho de nossa fé no Ressuscitado".

Catedral Santa Teresa

Outras Notícias