CATEDRAL SANTA TERESA

Notícias

Catequese
05/01/2023

Catequese na Catedral Diocesana: Casa da Iniciação à Vida Cristã

Página do Informativo 2022 da Catedral Diocesana de Caxias do Sul - Paróquia Santa Teresa D'Ávila, assinado pela coordenadora da Pastoral Catequética, Juliana Andrighetti

Catequese na Catedral Diocesana: Casa da Iniciação à Vida Cristã

Sedentos! Essa é a melhor palavra para definir como estávamos no início da Catequese, neste ano de 2022, após dois anos de encontros virtuais. Crianças, adolescentes e catequistas, todos estávamos sedentos de contato, sedentos de olhares, sedentos de abraços! Sedentos de conversar pessoalmente.

Mas, apesar da sede que tínhamos dos encontros presenciais, também havia, ainda, a preocupação com a pandemia. Não sabíamos como o vírus iria se comportar. Então, resolvemos fazer turmas menores, com menos crianças por grupo. E, para isso, diminuímos o tempo dos encontros em 30 minutos, e fizemos dois horários por turno.

E as crianças e adolescentes chegaram, para nossa alegria! Apesar da diminuição de inscritos durante a pandemia, tivemos, neste ano, 310 catequizandos e catequizandas no total das quatro etapas.

Os problemas pós-pandemia se fizeram sentir nos encontros. Crianças que perderam familiares, amigos e, principalmente, portadores de uma grande ansiedade, exigiram uma maior sensibilidade e atenção por parte das catequistas. Assim, o fato de serem turmas menores e a dedicação das catequistas facilitou essa percepção, atenção e diálogo.

Para o próximo ano, nossa expectativa é que todos continuem na caminhada da Iniciação à Vida Cristã, e aguardamos com alegria os iniciantes, da Eucaristia 1. Todos deverão ser inscritos novamente. As inscrições serão de 1º a 15 de fevereiro, de forma online, pelo site da Catedral Diocesana (www.catedraldecaxias.org.br).

Informações complementares serão dadas nas Missas e nos grupos de WhatsApp da Catequese.

Catedral Santa Teresa

Outras Notícias