CATEDRAL SANTA TERESA

Notícias

Catedral Diocesana
07/01/2023

Catedral Diocesana de Caxias do Sul retoma os retiros paroquiais de espiritualidade

Página do Informativo 2022 da Catedral Diocesana de Caxias do Sul - Paróquia Santa Teresa D'Ávila, assinada por Fabiane Pasa e Felipe Padilha

Catedral Diocesana de Caxias do Sul retoma os retiros paroquiais de espiritualidade

Neste ano de 2022, a Catedral Diocesana - Paróquia Santa Teresa D'Ávila retomou a prática de retiros para as pastorais, comunidades e movimentos da Paróquia. No dia 10 de setembro de 2022, com a assessoria da irmã pastorinha Suzimara Barbosa de Almeida, em torno de 70 pessoas estiveram reunidas no Seminário dos Cônegos Regulares Lateranenses, no distrito de Santa Lúcia do Piaí, para participarem de um dia de espiritualidade, reflexão e integração.

A manhã iniciou com a palavra do evangelho de Mc 6,30-31, onde Jesus convida os apóstolos para se retirarem e descansarem com Ele. Com uma dinâmica de reflexão, o grupo foi conduzido a pensar sobre o “caminhar” e o modo como cada cristão busca seu descanso e ânimo para prosseguir no caminho. Vários foram os momentos de “deserto interior” para meditação e oração pessoal. Tendo em vista o conceito de sinodalidade, isto é, caminhar juntos, enquanto Igreja, irmã Suzimara conduziu o dia resgatando o papel de cada um(a) na vida da Igreja.

O pároco, padre Volnei Vanassi, acompanhou o dia de retiro e presidiu a Missa de encerramento, no final da tarde. Após o término, os participantes fizeram um passeio até a localidade de Água Azul para conhecerem a história do padre Cristóvão de Mendoza. O grupo foi visitar também a Capela do Beato Padre João Schiavo, em Fazenda Souza. Certamente foi um dia de muito crescimento, formação e partilha.

No sábado, 26 de novembro, a Catedral promoveu o retiro paroquial de Advento. A atividade, que aconteceu no Espaço Shekiná, em Caxias, teve a assessoria da irmã pastorinha Vanda Bisato, que explanou a perspectiva bíblica e espiritual a partir do tema que orienta a caminhada da Igreja em todo o Rio Grande do Sul: "Jesus Cristo é a nossa força".

 

Confira a íntegra do Informativo 2022

Catedral Santa Teresa

Outras Notícias