Catedral de Caxias do Sul reúne lideranças em dia de retiro de reflexão e oração no Jubileu da Esperança
O tema central da jornada foi “A conversão da pessoa para uma esperança renovada”, em comunhão com o Jubileu dos Peregrinos da Esperança. Em suas reflexões, padre Daniel abordou a importância da unidade e da corresponsabilidade dentro da Igreja.
A Catedral Diocesana de Caxias do Sul - Paróquia Santa Teresa D'Ávila realizou, no sábado, 15 de novembro, o retiro anual das lideranças que atuam nos diversos serviços e pastorais. A atividade aconteceu no Centro Diocesano de Formação Pastoral, assessorado pelo padre Daniel D'Agnoluzzo Zatti, pároco da Paróquia São Ciro.
O tema central da jornada foi “A conversão da pessoa para uma esperança renovada”, em comunhão com o Jubileu dos Peregrinos da Esperança. Em suas reflexões, padre Daniel abordou a importância da unidade e da corresponsabilidade dentro da Igreja. Segundo ele, a profundidade do encontro pessoal com Jesus Cristo está diretamente ligada à autenticidade das relações comunitárias.
Um ponto central das meditações foi a missão dos leigos na vida da Igreja. Padre Daniel recordou documentos fundamentais do episcopado brasileiro e latino-americano para embasar a reflexão.
Foram citados:
-
O Documento 105 da CNBB, que trata do protagonismo dos cristãos leigos e leigas.
-
O Documento de Aparecida, destacando sua inspiração missionária para o fortalecimento das pequenas comunidades.
-
O Documento 100 da CNBB, focado no processo de renovação e comunidade paroquial.
Além das meditações, o retiro foi marcado por momentos intensos de espiritualidade. Os participantes foram convidados a praticar a Leitura Orante da Palavra de Deus e a vivenciar espaços de deserto interior, reservados para a oração e meditação pessoal. O dia de formação e espiritualidade foi encerrado às 16h com a celebração da Santa Missa, unindo todos os participantes em ação de graças pelo encontro.


