CATEDRAL SANTA TERESA

Notícias

Catedral Diocesana
13/01/2023

Bênçãos aos caxienses por intercessão de Santa Teresa D'Ávila movimentou a festa da Padroeira da Catedral de Caxias

Página do Informativo 2022 da Catedral Diocesana de Caxias do Sul - Paróquia Santa Teresa D'Ávila, assinada por Fabiane Pasa, coordenadora da Pastoral Litúrgica da Catedral

Bênçãos aos caxienses por intercessão de Santa Teresa D'Ávila movimentou a festa da Padroeira da Catedral de Caxias

"Teresa: educadora para Cristo" foi o lema da festa em honra à Padroeira de Caxias do Sul e da Catedral Diocesana. Após celebrar, em 2021, a figura de Santa Teresa D'Ávila como devota de São José, porque a Igreja celebrava o Ano dedicado ao pai adotivo de Jesus, em 2022 a temática também girou a partir das famílias e perpassou as escolas e o ambiente eclesial, porque olhou para a Campanha da Fraternidade 2022, cujo tema era a fraternidade e a educação.

Para homenagear os professores e resgatar o papel essencial que possuem na sociedade, no dia 15 de outubro, Dia do(a) Professor(a) cuja padroeira é Santa Teresa, uma programação especial para esses profissionais foi pensada. Contando com o envolvimento da Pastoral da Educação da Diocese de Caxias do Sul, entidades e instituições de educação foram convidadas a participarem da missa festiva. Muitos professores estiveram presentes, e após a celebração receberam a bênção dos sacerdotes, bem como uma lembrança que faz menção aos escritos de Santa Teresa, doutora da Igreja e padroeira dos educadores.

A programação da festa teve início em 06 de outubro, com a novena que se estendeu até o dia 14 de outubro. A cada dia, no final das celebrações, se refletiu um momento significativo na vida de Teresa de Jesus. Fez parte das festividades a retomada do tríduo das Capelinhas, onde aconteceram momentos de oração e confraternização com as zeladoras.

Na noite de 13 de outubro, no espaço Mater Dei, a Catedral promoveu uma sessão de cinema para acompanhar reprodução do audiovisual "Santa Teresa D'Ávila - O Filme", produzido pela dramaturgia da TV Canção Nova, que retrata o chamado do Senhor a Teresa, os desafios e momentos da vida dessa santa e doutora da Igreja.

No sábado, 15 de outubro, dia da Padroeira de Caxias, Santa Teresa, os padres da Paróquia e os frades da Fraternidade O Caminho permaneceram o dia todo em frente à Catedral Diocesana acolhendo e abençoando as inúmeras pessoas que vinham pedir oração e bênção. Foram disponibi-lizadas para as pessoas água e a oração de Santa Teresa para ser levada às famílias. Voluntários da Casa Madre Teresa participaram desta ação também solidária para a arrecadação de doações de alimentos, remédios e fraldas geriátricas.

Nos dias 15 e 16 de outubro a Catedral celebrou a Missa Solene festiva da padroeira de Caxias do Sul. Na ocasião, uma breve encenação foi apresentada mostrando um momento místico e forte para a vida e conversão de Teresa. Foram entoados cantos próprios de Teresa, despertando a assembleia para a vida de oração e contemplação testemunhada por essa santa mística da Igreja.

O pároco, padre Volnei Vanassi, presidiu as celebrações e recordou a beleza da espiritualidade de Teresa. "Quando dedicamos tempo ao Senhor, na oração, conseguimos estabelecer uma relação de proximidade com o 'Amado', como ela o chamava. Assim, vamos nos conhecendo a nós mesmos".

Após a Missa das 11h do domingo, 16 de outubro, o quadro com a imagem de Santa Teresa D'Ávila saiu em carreata da Catedral Diocesana. O trajeto, por algumas ruas centrais da cidade, passou também pelo Hospital Pompéia. Na ocasião, muitos carros com bandeiras brancas acompanharam a imagem até o Salão da Paróquia São Leonardo Murialdo, onde ocorreu o animado almoço festivo, com a presença de 240 pessoas.

Catedral Santa Teresa

Outras Notícias