Atendimento
O público que procura a Casa Madre Teresa com diferentes necessidades é constituído por pessoas em situação de vulnerabilidade social de todas as idades, principalmente idosos, muitos com problemas de saúde, gestantes, portadores de HIV e pessoas em situação de rua.A Casa atende em média 900 pessoas ao mês, que recebem algum tipo de auxílio. No ano de 2023, foram entregues em média de 13 mil fraldas geriátricas, 14 toneladas de alimentos e mais de 4 mil peças de roupas, e demais peças como cobertores, lençóis e toalhas e enxovais para as gestantes.
Acolhida Individual
Quando uma pessoa chega à Casa Madre Teresa é feita a acolhida individual, com um momento de escuta, realizado com empatia e cuidado com quem é acolhido. Os voluntários verificam as necessidades de cada um, encaminhando para os serviços oferecidos pela Casa, conforme você poderá ver abaixo.
Quando solicitada, a Casa Madre Teresa faz doação de cestas básicas, que são entregues após visita domiciliar, que tem como finalidade verificar a real necessidade da família.
Farmácia
É feita a doação de medicamentos somente mediante prescrição médica do Sistema Único de Saúde (SUS) e com a orientação da equipe de farmacêuticas da Casa. A Farmácia fica aberta segundas e quartas-feiras, das 13h30 às 16h30min. Também são bem-vindas doações de remédios dentro do prazo de validade, sendo que frascos abertos não podem ser doados.
Orientação Jurídica e Psicológica
É oferecida orientação jurídica, com advogado, e auxílio psicológico para quem necessitar. Os atendimentos acontecem nas segundas-feiras, das 13h30min às 15h.
Fraldas Geriátricas
A Casa Madre Teresa tem produção própria de fraldas. Os voluntários reúnem-se nas segundas-feiras, das 13h30min às 16h para confeccioná-las, sendo distribuídas, em média, mais de 1 mil fraldas ao mês.
Feira de Roupas
Roupas, calçados e agasalhos são vendidos a preços simbólicos, na entrada da Casa Madre, das 13h30min às 16h, de segunda a quinta-feira. A Casa doa peças para os mais carentes, priorizando as doações das famílias assistidas nos bairros.
Grupo de Gestantes
O acompanhamento de gestantes ocorre a partir do terceiro mês de gestação. Em cada encontro, a grávida recebe dicas para viver bem esta fase. Para participar, é necessário se inscrever na Casa Madre Teresa, tendo consigo um documento que ateste a gravidez e um documento de identificação. Os encontros acontecem nas terças-feiras, das 14h às 15h45min.
COMO AJUDAR
Faça sua doação
• CONTA: BANRISUL, AGÊNCIA 0180, CONTA CORRENTE: 06153440-05, TITULAR: CASA MADRE TERESA
• CHAVE PIX: [email protected]
• NA SECRETARIA DA CATEDRAL
• DIRETAMENTE NA CASA MADRE TERESA QUE ESTÁ LOCALIZADA NA RUA PINHEIRO MACHADO Nº 1000.
Final de Semana da Caridade
Acontece na Catedral no primeiro final de semana de cada mês. Em todas as missas, voluntários da Casa estão na Catedral recolhendo as doações vindas da comunidade. Podem ser: remédios dentro da validade, fraldas e alimentos.
A Casa necessita muito de roupas para inverno especialmente para crianças e homens.
Horário de expediente
Atendimento na parte da tarde, de segunda a quinta-feira, das 13h30min às 17h.
Voluntários
A Casa Madre Teresa conta com 63 voluntários em suas diversas áreas de atuação. A seleção de novos voluntários é realizada conforme as demandas da mesma.
Manutenção
A Casa Madre Teresa conta com a solidariedade de benfeitores, médicos, paroquianos da Catedral, voluntários e da comunidade de Caxias do Sul, não recebendo verba de nenhuma esfera do poder público. Cabe aqui o nosso melhor agradecimento a todos os que colaboram com doações e, com certeza, é graças a esta generosidade que a Casa Madre Teresa existe e por mais de 20 anos mantém seu trabalho.
COMO SER AJUDADO
Quem necessita de atendimento deve procurar a Casa Madre Teresa (Rua Pinheiro Machado, n.1000), de segunda a quinta-feira, das 13h30min às 17h, ou fazer contato pelo telefone: (54) 3228-7239 e WhatsApp (54) 9 9630-2384.