Atendimento

A secretaria da Paróquia está localizada no térreo do campanário. O acesso pela Rua Os 18 do Forte, 1811, possui uma rampa coberta que leva à igreja e à secretaria, passando pelo Jardim de Maria.
O horário de atendimento é segunda a sexta das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 18h30 e sábado das 9h às 11h.
Na secretaria, agendam-se batizados, casamentos, formaturas, pedidos de missa, inscrições para eventos. Também estão arquivados certidões de casamento a partir do ano de 1880 e certidões de óbitos desde 1884, para Cidadania Italiana.

Formaturas

A Catedral dispõe de um cerimonial religioso que assessora tanto os formandos, quanto a empresa de eventos por eles contratada. Como a celebração é feita no templo católico, o roteiro, os símbolos e as músicas devem ser revisados pelo cerimonial, para não haver nenhum desconforto ou estranheza na comunidade paroquial. O cerimonial da Catedral ajudará na organização de toda celebração, inclusive providenciará símbolos litúrgicos (se houver necessidade) como: velas, pão, vinho, etc... O símbolo do curso, caso deseje-se que entre na procissão de ofertas, deverá ser providenciado pelos formandos. A celebração será presidida por um sacerdote da Catedral. Outros padres concelebrantes são bem vindos.

Valor: R$ 1.600,00. (um mil e seiscentos reais).
Considere-se que os espaços da Catedral serão utilizados durante mais 4 horas, desde a togagem até a conclusão do ato religioso.

Observação: 
O trabalho do cerimonial é feito de forma voluntária.
O sacerdote que preside e os concelebrantes não recebem nenhum tipo de remuneração pela celebração.
Para agendar, é necessário entrar em contato com a secretaria paroquial, pelo fone 54 32212564.

Pedidos de Missa

Para realizar pedidos de missa, é necessário que sejam feitos presencialmente na secretaria paroquial, localizada na Rua 18 do Forte, 1811. A contribuição é espontânea.

Cidadania italiana

Na secretaria da Paróquia da Catedral estão arquivadas certidões de casamento a partir do ano de 1880 e certidões de óbitos desde 1884. Cada certidão emitida possui um custo conforme o seu ano.

Certidões de batismo devem ser pesquisadas na Cúria Diocesana; Fone: (54)  3214 53 88

O arquivo está todo digitalizado.
Para pesquisar, basta informar o nome completo da pessoa cuja certidão se está procurando.
A consulta pode ser realizada através do e-mail: catedral@catedraldecaxias.org.br.
Após a secretaria fazer a pesquisa, envia-se o resultado, o custo da emissão da certidão e os dados bancários para depósito em conta, e despesas de correio, caso a pessoa não retire pessoalmente na secretaria da Catedral.
Após depósito em conta será preparado e expedido o material solicitado.