Batismo

O Batismo é o primeiro dos três sacramentos da iniciação cristã. Pelo Batismo a pessoa torna-se verdadeiro filho de Deus e passa a fazer parte da família de Cristo: a Igreja. Na Crisma há a confirmação do Batismo, através dela o cristão recebe o Espírito Santo de Deus. Pela Eucaristia o cristão é alimentado no caminho da vida. O pão e o vinho, Corpo e Sangue do Cristo, dão sustento a todo seguidor de Jesus


 

Casamento

O matrimônio é um dos sacramentos do serviço, é uma vocação para a vida conjugal. A palavra matrimônio significa matriz de uma nova família. No texto do Genesis, Gn 2, 18 já dizia que não é bom que o homem esteja só. Então Deus criou a mulher para ambos formem uma só carne. Jesus elevou o direito natural de união do homem e da mulher a categoria de sacramento, para que se santifiquem pelo amor conjugal.  

Orientações: Sempre escolher um local sagrado: não clubes, restaurantes, parques etc. Escolha dos padrinhos: depende da vontade dos noivos, bastaria 1 casal de cada uma das partes, evite-se, entretanto mais do que 4 casais.
Cuidar da Música:: prefira-se sacras ou clássicas, trata-se de uma cerimônia religiosa.
O noivo e a noiva procurem se confessar antes da celebração e peçam a comunhão no dia do matrimônio.

Os Cursos de Noivos da Catedral serão realizados nos dias 16 e 17 de março e 28 e 29 de setembro de 2018, na Catholica Domus. As palestras abordarão os temas: Sacramento do Matrimônio, Diálogo, Psicologia e Espiritualidade do Casal, e Planejamento Familiar. As inscrições podem ser feitas na secretaria da Catedral. O certificado somente será expedido para quem obtiver 100% de frequência. Mais informações  com a Secretaria Paroquial, localizada na Rua Os 18 do Forte, 1811 ou pelo telefone 54 32212564.

Catequese

Pelo Sacramento da Eucaristia, o cristão é alimentado no caminho da vida, pelo Corpo e Sangue do Cristo, que dão sustento a todo seguidor de Jesus. No Sacramento do Crisma, há a confirmação do Batismo, e através dele o cristão recebe o Espírito Santo de Deus.

Para receber a Eucaristia, é necessário participar de um ano da Eucaristia 1 e um ano da  Eucaristia 2. Para receber o Crisma, é necessário receber a Eucaristia e participar da Crisma 1 e Crisma 2, um ano cada.

As inscrições para a Catequese na Catedral ocorrem sempre no início do ano,  dando início ao ano da catequese que corresponde ao ano letivo.

A  catequese  na Catedral segue o  estilo  de  celebrar  a  Palavra "que favoreça  a  escuta  e  a  meditação  da  Palavra  de  Deus,  a  oração  e  o compromisso”, por meio do método que contempla a Bíblia, a Leitura Orante da Bíblia. Dessa forma será possível: “o encontro de comunhão afetivo  e  efetivo  entre  Deus  e  as  pessoas,  e  seja  capaz  de  penetrar  as dimensões  mais  profundas  da  vida”.  Valoriza o momento  da  reunião  em  nome  do  Senhor,  da  proclamação  e  atualização da Palavra, da ação de graças ou louvor e do envio em missão. (CNBB, Orientações para a Celebração da Palavra de Deus , Doc. 52, n. 55)

Confissões

Segundo o catecismo, o  sacramento da confissão é uma «confissão», reconhecimento e louvor da santidade de Deus e da sua misericórdia para com o homem pecador.  E chamado sacramento do perdão, porque, pela absolvição sacramental do sacerdote. Deus concede ao penitente «o perdão e a paz». E chamado sacramento da Reconciliação, porque dá ao pecador o amor de Deus que reconcilia: «Deixai-vos reconciliar com Deus» (2 Cor 5, 20). Aquele que vive do amor misericordioso de Deus está pronto para responder ao apelo do Senhor: «Vai primeiro reconciliar-te com teu irmão» (Mt 5, 24).

Na Catedral, as confissões ocorrem terças e quartas feiras das 14:15h até 16h na sala de atendimento.

Para agendar, entre em contato com a Secretaria Paroquial pelo fone 54 32212564

Unção dos enfermos

A Unção dos Enfermos concede uma graça de reconforto, de paz e de coragem para vencer as dificuldades próprias do estado de doença grave ou da fragilidade da velhice. Esta graça é um dom do Espírito Santo, que renova a confiança e a fé em Deus, e dá força contra as tentações do Maligno, especialmente a tentação do desânimo e da angústia da morte (130). Esta assistência do Senhor pela força do seu Espírito visa levar o doente à cura da alma, mas também à do corpo, se tal for a vontade de Deus (131). Além disso, «se ele cometeu pecados, ser-lhe-ão perdoados» (Tg 5, 15) (132).

Para solicitar este sacramento, é necessário agendar pela secretaria paroquial, pelo fone 54 32212564.