Pentecostes cantado ao estilo de Taizé

Postado em: 20/04/2018

A Catedral promove um momento de oração ao estilo de Taizé, com músicas, salmos e cantos, no dia de Pentecostes, dia 20 de maio, às 20h, na Catedral. Uma equipe de POA conduzirá o encontro. Entrada gratuita.

O que é Taizé?
Taizé é uma comunidade cristã ecumênica, fundada em 1940 pelo Irmão Roger em Borgonha, na França.
Ao longo dos séculos, para muitos cristãos, a repetição contínua de algumas expressões constituiu um caminho de contemplação. Cantadas, tais palavras penetram ainda mais o ser humano. Os cânticos breves de Taizé, conjugado por coros, repetidos várias vezes em frases curtas, expressam o caráter de busca de Deus, de si mesmo e de vivência comunitária.
O mistério divino vai se revelando a através da beleza e simplicidade dos símbolos, sem sobrecarga de palavras, favorecendo o acesso à alegria do céu sobre a terra. Como uma prece que brota “desde dentro” da humanidade, e que emerge discretamente, conduzindo-nos à aspiração de viver a realidade essencial em conexão entre a vida interior e exterior, a oração de Taizé quer ser uma força tranquila que trabalha o ser humano e não o deixa fechar os olhos diante da realidade que o rodeia.
Quem caminha seguindo a Cristo se mantém simultaneamente junto aos demais e junto de Deus; e não separa oração e solidariedade.