Simpósio de Mariologia ocorre de 18 a 23 de agosto

Postado em: 06/07/2017

A tradição cristã venerou de forma especial a Virgem de Nazaré. Onde o Cristianismo anunciou o Evangelho, ergueram-se templos a ela dedicados. No Brasil, em 2017, comemoram-se os 300 anos do encontro da  imagem de Nossa Senhora Aparecida nas águas do Rio Paraíba, em São Paulo. Assim, diversas iniciativas estão sendo promovidas para marcar o evento. O Simpósio  pretende ser uma breve síntese de Mariologia, apresentando os dados sobre Maria na Bíblia, refletindo sobre os quatro dogmas marianos e a presença de Maria na fé da Igreja.
Ocorre de 18 a 23 de agosto, com a programação abaixo. As inscrições podem ser realizadas na Secretaria da Catedral (Acesso pela Rua 18 do Forte, 1811, térreo do Campanário) até o dia 18 de agosto, de segunda a sexta, das 8h30min às 11h30min e das 13h30min às 18h30min, e sábado, das 9h às 11h. Também podem ser realizadas nas Livrarias Paulus e Paulinas. As inscrições são limitadas e só serão feitas no dia do evento em caso de vagas disponíveis.

O investimento é de 15 reais, com acesso a todas as Conferências. Participantes com 75% de participação nas  Conferências ganharão certificado emitido pela Faculdade Dom Bosco.

Programação:
Dia 18 de agosto - Sexta-feira - Colégio São José - 19h30min
Conferência: Aproximação aos Dogmas Marianos
Conferencista: Dra. Clara Maria Temporelli - Argentina, Religiosa da Ordem da Companhia de Maria Nossa Senhora. Professora de Psicologia e Doutora em Teologia pela Faculdade de Teologia de  Catalunha na Espanha. 
Leciona Mariologia na Facultade de Teologia da Universidade do Salvador (Buenos Aires, Argentina).
Moderador:  Padre Jocimar Romio

Dia 19 de agosto – Sábado - Catedral Diocesana de Caxias do Sul - às 20h
Hino Akáthistos à Mãe de Deus 



Dia 21 de agosto – Segunda-feira - Colégio São José - 19h30min
Conferência: A Virgem Maria na Teologia
Conferencista: Dra. Ir. Angela Tutta- Romena, monja eremita. Possui o Doutorado em Ciências Eclesiásticas Orientais pelo  Pontifício Instituto Oriental de Roma (2010) com tese em Patrística. Teóloga, Escritora e Iconógrafa. Professora na Faculdade de Teologia da Arquidiocese de Brasília, no  Instituto São Boaventura de Brasília e Professora de Patrística no Instituto Redemptoris Mater.
Moderador:  Padre Paulo Nodari

Dia 22 de agosto – Terça-feira - Colégio São José - 19h30min
Conferência: A Mãe de Jesus no Novo Testamento
Conferencista: Dr. Frei Isidoro Mazzarollo - Doutor pela  Pontifícia Universidade Católica. Pós-doutorado pela École Biblique et Archéologique de Jerusalém (Israel). Professor da Pontifícia Universidade Católica - Rio.
Moderador:  Padre Marciano Guerra


Dia 23 de agosto – Quarta-feira - Colégio São José - 19h30min
Conferência: O Culto à Virgem Maria na Igreja e na Piedade Popular

Conferencista: Dom Leomar Brustolin - É bispo auxiliar de  Porto Alegre, Doutor em Teologia, Professor e coordenador do Programa de Pós-graduação em Teologia da PUCRS e membro da Comissão de Doutrina da Fé da CNBB. 
Moderador:  Padre Ricardo Fontana